quarta-feira, 15 de agosto de 2012

A Rainha dos Pampas

Águia-chilena
(Geranoaetus melanoleucus)

Atingindo quase dois metros de envergadura e com cerca de 68cm a Águia-chilena ou Gavião-pé-de-serra, é a mais conhecida águia do nosso pampa e talvez a predileta de muitas pessoas (como no meu caso).



Ave que costuma ser avistada sobrevoando regiões campestres e montanhosas, no caso aqui no pampa é mais vista em regiões campestres, mas já foi observado um casal em algumas escarpas rochosas no município de Bagé - RS
Com excelente voo e visão espetacular, fica planando no ar para capturar animais no solo por exemplo cobras, lebres e mamíferos em geral.
Sua nidificação acontece em um grande ninho com galhos secos construído em escarpas rochosas, (o mesmo é utilizada para o resto da vida). Colocam de 1 a 3 ovos, os mesmo levam 30 dias para descascar. Assim, nascendo os filhotes eles ficam até 5 meses no ninho sendo alimentados pelos pais, depois disso seguem sua vida sozinho até arrumarem um companheiro(a).


Esta ave é identificada em voo principalmente por suas asas largas e sua pequena cauda em formato de cunha, silueta pouco comum de ver nas aves de rapina.
Para encerrar esta breve postagem sobre esta linda ave, quero desejar a todos boas observações.
Para os que já tiveram o prazer de conhecer esta majestade tenho certeza que jamais esquecerão de toda a beleza que observaram, e aos que ainda não conhecem, só tenho uma coisa a dizer, corram atras dela porque ela está por ai voando pelos campo do nosso Pampa Gaúcho.


OBRIGADO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário