sexta-feira, 22 de maio de 2015

Os nossos Caracarás

Os Caracaras são falconídeos pertencentes a subfamília Caracanine. Dois dos Gêneros dessa subfamília ocorrem no Pampa Gaúcho, são eles: Caracara e Milvago. São aves com hábitos comportamentais diferentes das demais espécies de falcão. No geral os falcões são espécies rápidas e ágeis, especialistas em perseguições aéreas, já estes, são animais lentos, algumas espécies onívoras ou preferem usar como alimento animais mortos.


Mais sobre os falcões do Pampa em: Os Falcões do Pampa Gaúcho 



Abaixo será apresentado as três espécies de que habitam o Pampa Gaúcho:



Caracará Caracara plancus

Medindo 56 cm e possuindo 123 cm de envergadura, o Caracará ou Carancho, habita variados ambientes, como os campos, praias, borda de matas e áreas urbanas. Passam a maior parte do seu tempo pousado em locais baixos ou caminhando sobre a vegetação buscando alimento.
Quando vocaliza desloca sua cabeça para trás encostando nas costas, emitindo um som bem característico, o qual descreve seu nome.


Caracara plancus Foto: José Paulo Dias



Chimango Milvago chimango

Medindo entre 37 e 43 cm, o Chimango é encontrado desde praias, restingas, áreas de cultivo agrícola até áreas urbanas. É muitas vezes encontrado em grandes bandos, principalmente em pastagens quando a grande fartura de alimento.
No seu período reprodutivo emite sua vocalização jogando a cabeça para trás até as costas, assim como a espécie sitada acima.


Milvago chimango Foto: José Paulo Dias



Carrapateiro Milvago chimachima

Medindo entre 40 e 45 cm, o Carrapateiro ou Chimango-branco, as semelhanças entre estas duas últimas espécie não está só no nome e na aparência, mas também nos hábitos. Habita os campos, pastagens e áreas urbanas e vive na beira de estradas e rodovias a procura de alimento.
Costuma atacar outras indivíduos da espécie quando entram no seu território que utiliza para reprodução. Assim como as outras espécies apresentadas, pratica o mesmo ritual de vocalização, posicionando a cabeça nas costas. 
Seu nome é dado pelo habito de pousar sobre animais a procura de parasitas, como gado e capivaras por exemplo, .


Milvago chimachima Foto: José Paulo Dias


Estas são as três espécies de caracarás que apesar das semelhanças entra elas, todas tem características marcantes, como o Milvago chimachima pousado nos animais. Os enormes bandos de milvago chimango a procura de alimento. E o caracara plancus que muitas das vezes se comportam como urubus, voando em meio deles e compartilhando carniças. 
Os caracarás como todos os rapinantes são aves que além de belas, são importantes para manter o equilíbrio do ambiente onde vivem.

"Divulgamos para que possam conhecer, conheçam para que possam preservar."  

Um comentário: